guia do restaurante

domingo, 17 de abril de 2011

COMPAIXÃO
s.f. Sentimento de pesar que nos causam os males alheios; comiseração, piedade, dó.

Eu gostaria de entender o que sente a pessoa que comete o crime de estelionato; que engana a pessoa idosa, que a faz abrir mão de um único bem por acreditar que vai ajudar seu próximo com um gesto de bondade, mas que na verdade é mais uma vítima de uma trama mentirosa sem o mais leve traço de escrúpulo, sem compaixão pelas consequências que o enganado irá sofrer. Mais grave ainda quando o caso ocorre em família onde o irmão mais novo comete o crime contra o irmão mais velho. Chego a comparar isso tudo como um teatro, uma peça dramática.

ESCRÚPULO
s.m. Estado de dúvida sobre a bondade ou ruindade de uma ação; receio de pecado ou engano; hesitação; vacilação, delicadeza de caráter, melindre, suscetibilidade: foi por escrúpulo que se afastou.

Á platéia em estado de choque com a revelação dos fatos fica confusa, desorientada sobre como reagir frente à indignação. Nada há o que se fazer a não ser lamentar e vagarosamente inflamar seus sentimentos de íra até explodir, gritar, tentar mudar o enredo na marra. Mas não podemos, não sabemos como será o final, então nos resta continuar assistindo o espetáculo e no máximo interagir com ele.

IRA
s.f. Paixão que incita toda a nossa agressividade contra alguém ou algo; raiva, cólera, fúria: a ira é um dos sete pecados capitais.
Indignação furiosa, desejo veemente de vingança: a justa ira dos explorados.

No entanto devemos controlar os sentimentos e nos voltar ao criador, pois foi Ele quem nos fez existir e é Ele quem nos permite passar por esses momentos como uma prova de fé.
É fato de que na eterna batalha em todas as frentes, o mal cai e o bem triunfa.Façamos a nossa parte na lei dos homens, porque a lei divina não falha - é nisso que eu quero acreditar. 

TEATRO
s.m. Atrizes; atores; articulação; atuação; cinismo; coragem; covardia; dissimulação; ensaio; emoção; fantasia; indiferença; persuasão...

DEUS
s.m. Ente infinito e existente por si mesmo; a causa necessária e fim último de tudo que existe.
Em teologia cristã, ente tríplice e uno, infinitamente perfeito, criador e regulador do universo 
  
Adriano Mello

O show (a vida) deve continuar 
The show must go on
(Freddie Mercury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário